HELTER SKELTER
Titulos: Helter Skelter
Género: Drama
Origem: EUA, 2004
Realização: John Gray Ph.D.
Actores: Jeremy Davies, Clea DuVall, Allison Smith, Eric Dane, Mary Lynn Rajskub, Michael Weston, Hal Ozsan, Rick Gomez, Robert Joy, Graham Beckel.
Duração: 180 minutos (3h)
Quando são feitas citações sobre os crimes mais bizarros da história é impossível não deixar de falar sobre Charles Manson. Mas o interessante é que o serial killer mais peculiar que se teve notícia não era um assassino comum com problemas mentais ou que utilizava motivos corriqueiros para justificar os seus actos, pois em nos seus crimes mais atrozes não sujou as mãos de sangue directamente, porém foi suficientemente inteligente para exercer domínio completo sobre um grupo de pessoas, convencendo-o de que era o Messias e elaborando uma das mais deturpadas teorias sobre o apocalipse que já se teve notícia.
O domínio de Manson era tão grande e tão significativo que ia além do simples arrebanhamento dos seus muitos seguidores. Em seu nome e em prol dos seus interesses, alguns dos seguidores de Manson chegaram a cometer assassinatos horríveis sem nenhum remorso, colocando uma atmosfera de medo nos ricos e famosos residentes do estado da Califórnia no final da década de 60.
Toda esta história foi retractada num livro escrito em 1974 pelo próprio promotor responsável pelo caso, Vincent Bugliosi (co-autorado por Curt Gentry), e que em seguida inspirou dois filmes homónimos: um de 1976 e o segundo de 2004.
O director John Gray procurou ser fiel ao máximo à sua fonte principal e este é o maior mérito quando se trata deste tipo de transposição para a tela. Não se trata de um documentário - algumas passagens são adaptadas com fins dramáticos, apesar de ser uma abordagem mais inclinada à parte jurídica do caso, ou seja, com um pouco menos de terror e suspense, mas bastante realista. A honestidade do filme é mostrada através desta explicação já antes dos créditos iniciais.
Estamos em Julho de 1969 e esta é uma época transitória e tortuosa para os Estados Unidos: Vietnã, Nixon, Flower Power, o homem na Lua…
A “Família” Manson mora em um rancho na Califórnia próximo do deserto, que serviu para a produção de muitos filmes de faroeste e agora está quase abandonado. O dono é um velho cego e inofensivo, o isolamento perfeito para Manson e o seu grupo. É para esse cenário que Linda Kasabian e sua pequena filha Tanya irão se mudar, fugindo dos problemas e buscando alguma direcção para seguir, afinal os rumores dizem que Charles Manson é Jesus Cristo.
O local é bastante convidativo, mas os hábitos da Família não são muito convencionais: a mando de seu líder as crianças são criadas afastadas dos pais, invadem casas para roubar bens, fazem expedições para revirar o lixo de supermercados e periodicamente são promovidas orgias regadas com LSD.
O próprio Charles Manson também tem umas ideias, digamos, "diferentes": além de sempre deixar implícito que é Jesus Cristo reencarnado, é compositor e através de sua música planta ideias sobre o Armageddon e afirma que recebe mensagens sobre o fim do mundo através dos Beatles, os quais acredita que sejam os quatros cavaleiros do apocalipse. Em sua mente deturpada a única forma de evitar este fatídico fim, onde será travada a maior guerra de todos os tempos, chamada de Helter Skelter, onde os negros matarão todos os brancos, é seguir Manson para o chamado poço sem fundo localizado em algum lugar no deserto.
O problema para Manson é que mesmo com a sua influência psicológica, que alcança pessoas poderosas em Hollywood, não conseguiu gravar mais do que um single, o que o deixou bastante frustrado e a ver-se obrigado a desencadear o Helter Skelter.
O que originou acontecimentos bizarros que chocaram o mundo, provocados por Manson e a sua “Família”. Acontecimentos estes retratados de forma muito realista no filme, sem esquecer pequenos pormenores que fizeram toda a diferença tal como a mensagem escrita num frigorifico no local do crime com o sangue de uma das vítimas, como se pode ver na seguinte imagem:
Na nossa opinião é um filme muito bom que nos permite ficar a conhecer a história de Charles Manson e a sua “Família”. Recomendamos o “Helter Skelter” a todas as pessoas que gostam de filmes baseados em histórias veridicas e a quem viveu nesta época porque este foi um acontecimento que abalou todo o mundo.
Soundtrack:
1. Helter Skelter
2. Titles
3. Sword
4. Ranchy Cello/Boom Top Chase
5. Creepy Crawl
6. Cielo Drive/A Bullet For Dennis/Sending Tex/Testing The Pool
7. Slaughterhouse
8. Bedtime Crime Scene/Bad News/Tex Talk/Labianca
9. Come To Now
10. News Views/Leave The Baby
11. Sunrise Arrest
12. Barker Ranch
13. Formosa Organ
14. Booked/Indictments
15. Sadie Tells About Tate
16. Linda Surrenders/Labianca Tales/Eerie Smile
17. Stopped Watch/Helter Skelter Reprise
18. Heltering The Skelter/Revisiting The House
19. Finale
QUIZZ
Get your own Poll!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário